terça-feira, 30 de março de 2010

Nas ondas de Freud - O que ele diz sobre a natureza humana?


Freud argumentava que os humanos nascem "polimorficamente" perversos. Para ele o desejo é o que põe em movimento o aparelho psíquico e orienta segundo a percepção do agradável e do desagradável.

Ainda segundo o psicanalista, o humano é diferente dos demais não somente por necessidades biológicas e físicas, como a de ter que se alimentar para sobreviver.O homem também nasce com a capacidade de sentir prazer em várias partes de seu corpo, e a vivência que tem dessa capacidade é tão importante para seu desenvolvimento quanto o alimento. Há uma leitura do humano essencialmente inadaptado, como colando os fins do prazer sempre acima dos fins da sobrevivência.


A interpretação dos sonhos, a sexualidade das crianças e seus desdobramentos no adulto, o reconhecimento da existência de desejos sexuais e da ambivalência dos afetos infantis em relação aos pais, são tópicos importante a se tratar. A invenção de um método de tratamento terapêutico ( a psicanálise) para a investigação e tratamento das neuroses e depois, por extensão, de outros distúrbios mentais, constitui outro grande tema.



Nenhum comentário:

Postar um comentário